Vereadores de Paranavaí votam aumento do número de assessores parlamentares

Vereadores de Paranavaí votam aumento do número de assessores parlamentares
Publicado em 08/01/2025 às 17:17

O projeto ainda precisa passar por mais uma votação, que será realizada nesta quinta-feira (9). Em caso de nova aprovação, vai à sanção do prefeito Mauricio Gehlen

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

Os vereadores de Paranavaí realizaram nesta quarta-feira (8) a segunda sessão extraordinária do ano para votar o projeto que aumenta o número de assessores parlamentares da Câmara Municipal. A proposta é ampliar as atuais 10 vagas para 15, seguindo o aumento no número de vereadores aprovado em 2023 e instituído neste ano.

Nesta primeira votação do projeto, a maioria dos vereadores presentes na sessão foi favorável. O único parlamentar que votou contrariamente foi Dr. Waldur Trentini. Agora, a proposta passará por segunda votação, que ocorre nesta quinta-feira (9), em mais uma sessão extraordinária. Em caso de nova aprovação, a proposição vai à sanção do prefeito Mauricio Gehlen.

O Projeto de Lei 001/2025 é de iniciativa da Mesa Diretora da casa. Na justificativa da proposta, os vereadores destacaram a necessidade de cada parlamentar em ter um assessor subordinado a ele. “O cargo de assessor parlamentar é necessário para o bom andamento do processo legislativo e de um eficiente trabalho nos gabinetes parlamentares, contribuindo para a correta e ágil tramitação das proposições”, explicou o projeto. 

Em entrevista ao Diário do Noroeste, o vereador Carlos Augusto, presidente da Câmara, explicou que a readequação do quadro de funcionários do Legislativo já devia ter sido feita na gestão anterior, por isso a urgência da votação. “Nós nos deparamos com uma situação: como que a gente vai atender de forma justa 15 vereadores se nós podemos nomear somente 10 assessores? Já deveria ter sido feito anteriormente, é natural. Se subiu para 15 [vereadores], 15 precisam ser os assessores”, ressaltou. 

Caso o projeto seja aprovado, a nomeação dos servidores será imediata, de acordo com o presidente. A escolha dos profissionais fica a cargo de cada vereador.