Sete partidos já têm candidatos com foto e número para as urnas em MS

Sete partidos já têm candidatos com foto e número para as urnas em MS
Publicado em 28/07/2024 às 18:38

Em cinco das 79 cidades de Mato Grosso do Sul, 90 candidatos a vereador, prefeito e vice já fizeram o registro das candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Eles têm a foto, o nome e o número que vão aparecer nas urnas no dia 6 de outubro, um domingo. Quem vai concorrer tem até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Até agora, fizeram o cadastro candidatos dos partidos Republicanos, Avante, PL (Partido Liberal), MDB (Movimento Democrático Brasileiro), União Brasil, PP (Progressista), Rede Sustentabilidade e da federação que une PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e Cidadania.

Todos têm que aguardar o julgamento da Justiça Eleitoral para se tornarem, de fato, candidatos. Diversos outros já anunciaram suas candidaturas, mas ainda não as registraram no sistema.

Os primeiros a entrar oficialmente na disputa são dos municípios de Alcinópolis, Dourados, São Gabriel do Oeste, Taquarussu e Terenos. As informações estão no site Divulga Cand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais) do TSE.

Em Alcinópolis, está cadastrado um candidato a prefeito e seu vice pelo PL, além de 16 ao cargo de vereador pelo PL e Republicanos. Dourados tem o registo de um candidato a prefeito e uma para vice pelo Rede Sustentabilidade.

São Gabriel do Oeste já tem oficialmente um candidato a prefeito e uma para vice pelo MDB, além de 22 vereadores pelos partidos Avante e PSDB/Cidadania.

Em Taquarussu, estão no pleito um candidato a prefeito pelo MDB e seu vice pelo Republicanos. Há ainda 10 nomes do MDB registrados.

Terenos tem uma candidata a prefeita pelo Progressistas e seu vice pelo União Brasil, além de 34 no pleito pelas cadeiras da Câmara Municipal pelo União Brasil, PP e PL

No site é possível conferir as informações de cada um dos candidatos, como nome completo, data de nascimento, gênero, cor/raça, etnia indígena, quilombola, estado, solteiro, grau de instrução, ocupação, nacionalidade, naturalidade e o limite legal de gastos no primeiro turno.

Clique aqui para acessar o portal Divulga Cand.

Até agora já realizaram convenções os partidos Podemos/PCdoB/PV/Republicanos/ PSOL-Rede/MDB/PSDB e PSB. Os próximos eventos serão do Novo, PSD, PT, PDT, União Brasil, PL e PRD.

Próximos passos – Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

A partir de 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem veicular propaganda política em sua programação normal e em seu noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística.

A propaganda eleitoral começa no dia 16 de agosto, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.