Semeando Leitores cresce e concurso ganha nova versão no setor privado de ensino
Em parceria com a Escola Vicentina São Vicente de Paulo, o DN promoveu um concurso de redação entre os estudantes do quinto ano da instituição
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Projeto do Diário do Noroeste que vem se consolidando no meio educacional de Paranavaí, o Semeando Leitores chegou à segunda edição neste ano celebrando a conquista de novos horizontes. Em 2024, a iniciativa ganhou uma versão dedicada a estudantes de uma instituição de ensino privada de Paranavaí.
Com a parceria da Escola Vicentina São Vicente de Paulo, o Diário do Noroeste promoveu um concurso de redação entre os alunos do quinto ano da instituição, seguindo os moldes tradicionais. A proposta de escrita também era a mesma: relatar como seria a cidade dos sonhos em uma carta ao prefeito eleito de Paranavaí, Mauricio Gehlen.
A imaginação dos pequenos voou longe e emocionou. Em parte dos textos, pedidos de melhorias pela cidade e de acolhimento à população mais vulnerável. As solicitações, inclusive, também foram feitas pelo estudante vencedor do concurso, Lucas Kenzo Kaji. “Senhor prefeito, ontem eu estava indo almoçar, vi uma família pedindo esmolas e ajudei com o que eu tinha naquele momento. Eu gostaria que o senhor ajudasse essas pessoas e os asilos, pelo menos com o básico. Agradeço pela atenção”, escreveu.
A carta do menino foi selecionada por uma comissão julgadora composta por representantes da escola e do DN, que leu todos os textos escritos pelos alunos. Mas os pedidos sinceros de Lucas sensibilizaram a todos.
Ao receber a notícia, durante a pequena cerimônia de premiação organizada para revelar a redação vencedora, o estudante fez questão de agradecer às professoras que o auxiliaram na escrita da carta. “Eu me dediquei bastante para caprichar. [Também quero] agradecer a Deus, porque pedi muito para ganhar esse prêmio”, disse, emocionado.
No evento, a diretora-administrativa do DN, Bruna Carvalho, reforçou a importância do projeto para o Diário do Noroeste e para cada um dos estudantes que participa da iniciativa ano a ano. Segundo ela, o Semeando Leitores é uma porta de acesso e incentivo à leitura, à escrita e ao conhecimento. “Nós lançamos a semente da educação, da cultura, e o papel de cada um deles é semear para que ela dê belos frutos futuramente”, afirmou.
Como premiação, Lucas foi presenteado com um kit escolar da Lápis de Cor Papelaria, empresa parceira do Semeando Leitores, e com um troféu do projeto.
Nesta segunda edição, o DN também contou com o apoio de Capel Materiais Elétricos, Floricultura Maria Flor, Guguy Supermercados, Influx, Juliano Simonetti, Marin e Unifatecie.