Projeto que aproxima famílias da rotina escolar melhora aprendizagem de estudantes, avalia diretora

Projeto que aproxima famílias da rotina escolar melhora aprendizagem de estudantes, avalia diretora
Publicado em 01/09/2024 às 23:20

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

O processo de aprendizagem de um estudante em sala de aula depende de fatores variados para ser executado com êxito. Além do papel desempenhado pela própria instituição de ensino, parte determinante da trajetória, o apoio da família na rotina escolar também se mostra elemento fundamental para que o aluno consiga se desenvolver e absorver conhecimentos ao longo da vida. 

Há quatro meses, a Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí, vem estimulando que pais e mães participem ativamente da rotina educacional dos filhos. O incentivo se dá por meio de palestras mensais promovidas pelo projeto Escola para Pais. Mesmo em pouco tempo, a iniciativa já tem mostrado resultados satisfatórios, avalia a diretora da instituição, Sirley Sbais. 

Dentro do projeto, a comunidade escolar é convidada a participar de encontros para debater a necessidade de aproximar os responsáveis do ambiente educacional e tratar das dificuldades enfrentadas pelos cuidadores. Tudo visando o bem-estar da família e o bom desenvolvimento dos estudantes. 

De acordo com Sirley, desde a primeira atividade promovida na escola, os educadores puderam perceber mudanças comportamentais dos alunos, que refletiram nos estudos. “Os pais estão mais presentes na vida escolar dos filhos, deixando-os mais seguros em relação à aprendizagem”. 

Mãe de dois alunos da escola, Thaisi Santos diz ter notado a importância de estar presente mesmo nos momentos considerados “pequenos”. Profissional da área da saúde, ela adaptou a rotina para passar mais tempo ao lado dos filhos e acompanhar o desenvolvimento escolar. “A diferença é nítida e eu me sinto muito mais feliz sabendo que essas mudanças foram de grande importância na vida e rotina deles. Poder participar da rotina escolar e ter pessoas em que vemos tanta dedicação faz toda diferença”, considera.

Além dos muros da escola

Sirley Sbais, diretora da Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré. Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN

A diretora Sirley Sbais revela que o “Escola para Pais” tomou proporções além do planejado. Por meio das redes sociais e da divulgação da própria comunidade local, a iniciativa impactou membros de outras instituições de ensino da cidade e trouxe mais ouvintes. 

“Nós queríamos aproximar a família da escola e que escola e família trabalhassem em harmonia com um único objetivo: a aprendizagem das crianças, nossos alunos. Os pais necessitavam de orientações na educação de seus filhos e nós como escola pudemos oferecer profissionais falando sobre como educar”, diz. 

Sirley ainda destaca que o sucesso do projeto, além de gratificante para a escola, é ainda mais valioso para as próprias famílias e chega a refletir em terceiros. “Quando melhora a afetividade, amor e paz na família, melhora o relacionamento entre os mesmos e as crianças vêm para a escola mais calmas. Os pais também vão para seus trabalhos na certeza que os filhos estão bem e o rendimento melhora. Com esse entendimento, as empresas acolheram nosso projeto visando uma comunidade única em prol de uma sociedade melhor”, revela. 

Quatro encontros restantes 

Até o final do ano, o projeto Escola para Pais vai promover mais quatro encontros. As próximas palestras vão tratar de temas como a imposição de limites a crianças e adolescentes, cuidados básicos e prevenção de doenças e a importância do diálogo familiar. 

Todos os encontros são realizados na Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, localizada na Rua Anézia Ramos Moreira, 1450, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí. A participação é gratuita e aberta à população. Não é permitida a presença de crianças.