Prefeitura de Campo Grande mantém Claudio Marques como diretor da EMHA
A Prefeitura de Campo Grande manteve Claudio Marques como diretor-presidente da EMHA (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários). O nome foi confirmado nesta terça-feira (7), pela prefeita Adriane Lopes (PP).
“Valorizamos o compromisso e a experiência de quem conhece de perto os desafios e as conquistas da nossa gestão. Por isso, mantivemos Claudio Marques à frente da EMHA”, justificou a prefeita.
Assim, destacou que “ao longo de sua atuação na Agência de Habitação, Claudio foi responsável pela criação de programas inovadores, como Credihabita, Recomeçar Moradia, Casa em Dia, Locação Social e CG Sustentável”.
Nesta terça-feira (7), Adriane também manteve quatro adjuntos. Nove nomes responsáveis por órgãos diretos e indiretos da Prefeitura de Campo Grande já foram confirmados para a nova gestão. Confira todos:
Formação: Graduado em Comunicação Social, experiência no setor público desde 2012, especialmente na área de habitação social
Experiência: Diretor de Administração e Finanças, Diretor de Desenvolvimento Social e Contratos, Diretor de Atendimento e Diretor Adjunto da EMHA, Diretor-presidente da pasta desde 2024.
Formação: Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Auditoria e Contabilidade Pública, com MBA em Gestão Pública.
Experiência: Auditora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças. Atuou como secretária adjunta da Sefin (2021 a abril de 2022) e titular da pasta de abril de 2022 a dezembro de 2024.
- Andréa Alves Ferreira Rocha
Formação: Advogada, formada pela UCDB em 1995. Pós-graduada em Direito Processual Civil, Formação Docente para o Ensino Superior, e Direito e Gestão Municipal.
Experiência: Professora universitária na Uniderp (2002-2017) na disciplina de Direito Processual Civil. Atuou na Secretaria de Assistência Social como chefe da Assessoria Jurídica (2017-2022). Em 2022, foi assessora jurídica do gabinete da prefeita e, em julho de 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Gestão.
Formação: Médico-veterinário com especialização em agronegócios.
Experiência: Possui ampla trajetória no setor agropecuário e na gestão pública. Foi presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), do Conselho Curador da Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) e do Conselho Administrativo do Senar AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Atuou como vice-presidente de Finanças da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidente da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). No âmbito estadual, foi secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS).
No município de Campo Grande, ocupou o cargo de secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), onde liderou iniciativas voltadas ao progresso econômico sustentável e à inovação.
Formação: Graduado em Engenharia Mecatrônica, com mestrado em Inteligência Artificial.
Experiência: Atuou em cargos de liderança em grandes empresas do setor sucroalcooleiro e em instituições de ensino de Campo Grande, tanto como docente quanto coordenador de cursos. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Está na gestão pública há três anos e lidera a Agetec como diretor-presidente desde julho de 2024.
Formação: Contabilista, com experiência em Gestão e Administração Pública.
Experiência: Foi professor na Fundação Bradesco por 6 anos e bancário por 4 anos, no Banco Bradesco. Também atuou no Grupo Equipav, por 22 anos nas áreas de Contabilidade e Gestão. Ainda na Iniciativa Privada, trabalhou como Gestor na empresa Águas Guariroba, em Campo Grande.
Iniciou sua carreira na Administração Pública, em 2009, sendo servidor da Câmara da Capital. No ano de 2015 trabalhou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e, no mesmo ano, foi nomeado na Casa Civil do Governo do Estado de MS, onde desempenhou suas funções até 2018.
Em 2022 começou a trabalhar na Prefeitura, primeiramente no Gabinete de Adriane Lopes e, ainda no mesmo ano, foi nomeado Diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), durante o período de 2022 a março de 2024 e desde abril de 2024 é o Diretor-presidente da Agetran.
- Berenice Maria Jacob Domingues
Formação: Advogada formada pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1991), é pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em Gerência de Cidades.
Experiência: Diretora-Presidente da Planurb em dois períodos: 2004-2008 e 2017-2024. Também exerceu os cargos de Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Assistência Social de Campo Grande (2009-2010). Atuou como Secretária Executiva do Comitê Estadual de Desburocratização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (2015-2016). Também foi Presidente Nacional da ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente) no biênio 2004-2005.
- Lucas Henrique Bitencourt de Souza
Formação: Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e em História e Estudos Sociais pela Faculdade UNIMAIS. É pós-graduado em diversas áreas, incluindo Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão. Possui MBA em Gestão de Negócios Aplicada ao Ensino e Mestrado em Educação.
Experiência: Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consec para o Centro-Oeste do Brasil. Assumiu a Secretaria de Educação de Campo Grande em novembro de 2022 e permaneceu no cargo até dezembro de 2024.
Formação: Formado em Contabilidade e Administração de Empresas, possui qualificação como Leader Coach Training (LCT) pelo Instituto Brasileiro de Coaching.
Experiência: Atuou como vereador em Itaporã, onde presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, além da Comissão de Finanças e Orçamento. Entre 2018 e 2023, foi superintendente do Sistema de Registro de Preços da Prefeitura de Campo Grande, assumindo em dezembro de 2023 o cargo de Secretário-Executivo de Compras Governamentais. É autor de artigos sobre o Sistema de Registro de Preços, colaborador do Manual de Compras Públicas Governamentais de Campo Grande e palestrante em eventos sobre ciclos de contratação e elaboração de estudos técnicos preliminares.
- Catiana Sabadin Zamarrenho
Formação: Economista, com mestrado em Administração e Agronegócio, especialização em Desenvolvimento Territorial e Competitividade (UFMS), e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões Sustentáveis (FGV).
Experiência: Mais de 15 anos atuando em planejamento e gestão de políticas públicas, captação de recursos, e estruturação de projetos sociais e de infraestrutura urbana. Foi subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos de Campo Grande.
Reforma administrativa
Com a reforma administrativa para o novo mandato, o objetivo é reduzir custos e otimizar a gestão pública, resultando em uma estrutura mais enxuta e dinâmica. São ao todo 18 órgãos municipais que integram a estrutura básica da administração direta.
A nova estrutura é composta pela Procuradoria-Geral do Município, que atua na consultoria jurídica e representação judicial, e a Casa Civil, responsável pela coordenação das ações do Executivo. A Secretaria de Governo e Relações Institucionais atua na articulação política, enquanto a transparência e eficiência dos atos administrativos fica a cargo da Controladoria-Geral do Município.
Outras pastas, como a Secretaria da Fazenda, Administração e Inovação, e Infraestrutura e Serviços Públicos, lidam com o funcionamento integrado das áreas financeira, administrativa e urbanística.
A nova estrutura também abrange a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, que permanecem principais pastas de prestação de serviços essenciais.
Já as secretarias executivas da Mulher, Juventude e Cultura tem o dever de fomentar políticas públicas voltadas para segmentos específicos da população. No campo do desenvolvimento sustentável e urbano está a Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico.
No âmbito das autarquias e fundações, a reorganização inclui o Instituto Municipal de Previdência, que gerencia a previdência dos servidores; as agências municipais de Transporte e Trânsito, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente, que promovem avanços nas áreas de mobilidade, inovação e urbanismo; além das fundações de Esporte e Trabalho, que priorizam o lazer e a geração de emprego.