Paranavaí tem médio risco de infestação do mosquito da dengue, indica levantamento
O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 indicou que Paranavaí tem médio risco de infestação e ritmo lento de proliferação das larvas do mosquito da dengue nos bairros da cidade. O estudo foi realizado na segunda semana do ano e o resultado divulgado na última sexta-feira (10).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o índice foi de 1,8, número menor do que o esperado pelas equipes de combate à doença. “A nossa expectativa era por um índice até maior, mas constatamos que a falta de chuva na última semana possibilitou um índice menor”, explicou o assessor de Combate à Endemias da Vigilância em Saúde, Tiago Dias de Almeida.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Segundo a Prefeitura de Paranavaí, os agentes de endemias inspecionaram 2.286 imóveis entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2025. A localidade com maior índice foi o Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti, com 8,33.
Mais de 38% dos focos foram encontrados em lixo nos quintais e 37,5% dos focos em bebedouros de animais.
Acesse o site da Prefeitura de Paranavaí e confira o documento com os números detalhados.