Paranavaí inicia visitas guiadas à maternidade da Santa Casa para gestantes

Paranavaí inicia visitas guiadas à maternidade da Santa Casa para gestantes
Publicado em 10/11/2024 às 10:16

Iniciativa do Programa Saúde da Mulher e da Criança busca familiarizar futuras mamães com ambiente hospitalar e oferecer informações sobre parto humanizado

Cibele Chacon

Da redação

A partir deste mês de novembro, o Programa Saúde da Mulher e da Criança de Paranavaí começa a oferecer visitas guiadas à maternidade da Santa Casa para gestantes da cidade. A iniciativa busca permitir que as futuras mães conheçam o ambiente onde darão à luz, contribuindo para um parto mais humanizado e seguro. As visitas, abertas a todas as gestantes do município, podem ser agendadas por meio da UBS de referência de cada paciente.

Segundo Tamara Reis, coordenadora do programa, o principal objetivo das visitas guiadas é proporcionar às gestantes e seus acompanhantes uma maior familiaridade com o ambiente hospitalar. “Queremos proporcionar às gestantes e seus acompanhantes uma familiarização com o ambiente hospitalar, além de permitir que elas conheçam a estrutura do hospital e os serviços oferecidos, o que contribui para um parto mais seguro e humanizado”, explica. O programa oferece às gestantes a oportunidade de tirar dúvidas e expressar suas expectativas para o parto.

Estrutura de maternidade na Santa Casa
Foto:
Igor Mateus

Durante as visitas, as gestantes conhecem as salas de parto, os quartos de internação e recebem explicações sobre os equipamentos utilizados, os protocolos de segurança e o funcionamento das rotinas hospitalares. A equipe orienta também sobre a presença de acompanhantes e o papel que eles podem desempenhar para apoiar a gestante desde a admissão até o pós-parto. “Os acompanhantes são incentivados a se envolver ativamente, esclarecendo dúvidas e aprendendo sobre o processo de parto, além das normas e rotinas do hospital”, reforça Tamara.

A enfermeira da maternidade, Jaqueline da Silva Fonseca, destaca que as visitas guiadas promovem acolhimento e segurança. “Trazem informações sobre as rotinas hospitalares, instalações, conhecimento do ambiente, esclarecimento de dúvidas, promovendo confiança e segurança no processo de internação”. Segundo ela, esse processo ajuda a diminuir o medo do desconhecido e a preparar as gestantes para o nascimento, incluindo orientações sobre aleitamento materno e os principais cuidados com o recém-nascido.

Jaqueline enfatiza ainda que as gestantes recebem orientações sobre os cuidados durante o parto e o pós-parto, incluindo os exames da triagem neonatal e vacinas iniciais para o bebê. O núcleo de segurança do paciente participa das visitas para explicar os protocolos da instituição, como a identificação da paciente e do recém-nascido, prevenção de quedas e as práticas de cirurgia segura, essenciais para a segurança e bem-estar de mães e bebês.

A doula Tainara Andrade explica que conhecer o ambiente antes do parto pode ser uma preparação mental importante para a gestante. “Conhecer o ambiente pode deixar a gestante mais tranquila, pois vai se familiarizar com o local e, consequentemente, diminuir a ansiedade e o medo do desconhecido”, afirma. “Em casa, ela pode começar a se imaginar em trabalho de parto naquele lugar, facilitando assim a hora do trabalho de parto.”

Intenção é familiarizar a futura mãe com a unidade onde será feito o parto

A visita guiada também permite que a gestante obtenha informações sobre práticas de parto humanizado, como a liberdade de movimento, a presença de doulas, posições para o parto e se ela pode se alimentar durante o trabalho de parto. “Essa visita pode ajudar a gestante a elaborar um plano de parto que reflita suas preferências e direitos, conforme o que tem ou não no hospital”, sugere Tainara. Ela orienta que as gestantes questionem sobre o contato pele a pele logo após o parto e sobre o tempo de espera para o primeiro banho do bebê, o que também contribui para um ambiente mais acolhedor e humanizado.

Com essa iniciativa, a equipe do Programa Saúde da Mulher e da Criança espera que as visitas guiadas tenham um impacto positivo na experiência das gestantes. A ação busca reduzir a ansiedade e fortalecer a confiança para o momento do parto, contribuindo para que as mães se sintam preparadas e acolhidas no ambiente hospitalar. Segundo Tamara, as visitas serão realizadas na última terça-feira de cada mês.