Nova Andradina recebe espetáculo teatral “O Escorial” nesta

Nova Andradina recebe espetáculo teatral “O Escorial” nesta
Publicado em 24/10/2024 às 18:05

Nova Andradina recebe duas sessões do espetáculo teatral “O Escorial”, na sexta-feira (25) e sábado (26), no centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza.  A entrada é gratuita .

O conteúdo do texto escrito por Michel de Ghelderode em 1926 é uma crítica aos poderes absolutistas, onde o autor expõe o homem no seu limite mais básico. 

Um rei refém da sua loucura, e um bobo escravizado à sua condição de plebeu. A insanidade de um poder autocrata, para quem o povo merece a sua condição de oprimido, porque a vontade do poder assim o determina. 

Haverá espaço para o otimismo, num mundo governado pela vontade em detrimento da razão? A retórica é concreta, quando abrimos o jornal. Mas, Ghelderode vai mais além e inverte os papéis. Se por um capricho da vontade (do Rei), o bufão ascende à cadeira do poder, confundir-se-á ele com a figura do opressor?

Após o espetáculo, a plateia será convidada para um bate-papo sobre a peça para falar um pouco sobre a linguagem utilizada pelo autor e o tempo histórico em que o texto foi escrito, sobre a adaptação do diretor, processo de estudo, pesquisa, ensaios até chegar na cena final,

Será oferecida ainda no sábado, às 14h, uma oficina de construção corporal do ator que tem como público-alvo atores e artistas em formação e será ministrada pelo diretor Breno Moroni.

O Escorial é um texto de Michel de Ghelderode e é adaptado e dirigido por Breno Moroni, que é um grande parceiro da Cia, com  uma longa jornada nas artes, com trabalhos nacionais e internacionais, que depois de rodar o mundo, está estabelecido em Campo Grande e tem um papel importantíssimo em trabalhos de teatro e circo.

No elenco,  “O Escorial” conta com Fábio Arruda, George Lalier e Jessé Macedo. O espetáculo apresenta uma  evolução no quesito acessibilidade, pois Jessé, além de intérprete de libras é ator e veste o figurino para contar essa história de dentro da cena.

O Nova News conversou com Juliana Zampieri, responsável pela produção executiva do espetáculo. 

“O processo desse trabalho começou a uns dois anos, era um sonho do ator Fabio Arruda trazer esse trabalho para Nova Andradina, uma vez que ele já havia feito parte de uma montagem completamente diferente desse texto quando morou em São Paulo, se apresentando em São Paulo e em um grande festival em Curitiba. Durante mais de 1 ano foram feitos estudos e pesquisas com o também diretor e preparador de elenco Anderson Rodrigues, um grande amigo residente em Santos – SP, com uma vasta experiência em teatro, que conduziu o processo de forma online até junho deste ano quando ele entregou a montagem e direção para o Breno. O público pode esperar uma produção teatral diferente, mas com problemáticas atuais”, afirmou.

Ficha técnica 

Direção : Breno Moroni

Preparação de atores: Anderson Rodrigues

Atores: Fabio Arruda, George Lalier e Jessé Macedo

Produção executiva: Juliana Zampieri

Assistente de produção: Eder Cavalcante

 A peça é incentivada pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da secretaria municipal de Educação, cultura e esporte através da Fundação Nova Andradinense de Cultura.