Inauguração do Hospital da Criança em Maringá marca nova fase na saúde infantil do Paraná

Inauguração do Hospital da Criança em Maringá marca nova fase na saúde infantil do Paraná
Publicado em 16/09/2024 às 23:01

Nesta segunda-feira (16), o Hospital da Criança de Maringá foi oficialmente inaugurado, com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., em uma cerimônia que marcou um novo marco para a saúde infantil na região. A unidade, localizada na Avenida Sônia Guerra Nogarolli, no Eurogarden, contará com 148 leitos de internação e 40 leitos de UTI neonatal e pediátrica, destinados a crianças e adolescentes que necessitam de atendimentos hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade.

“Este hospital é um ativo fantástico para a nossa sociedade. O Paraná sempre teve boas estruturas hospitalares do SUS, especialmente na capital. Agora, com o Hospital da Criança, estamos descentralizando os atendimentos e criando uma rede de saúde mais próxima para a população de Maringá e mais de 200 municípios da região”, afirmou Ratinho Jr. durante a inauguração.

Atendimento especializado e SUS como prioridade

Com um foco em áreas essenciais como oncologia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia, cirurgias cardiovasculares e tratamento de doenças raras, o Hospital da Criança destinará ao menos 60% de sua capacidade para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas especialidades de média e alta complexidade serão contratualizadas gradualmente, com uma estrutura preparada para oferecer suporte a tratamentos que muitas vezes precisam ser feitos em grandes centros.

A expectativa é que, já no primeiro ano de funcionamento, a unidade realize cerca de 294 internações mensais, além de 2,7 mil consultas, 982 atendimentos de pronto-socorro e 243 procedimentos cirúrgicos no Hospital Dia, destinado a cirurgias de menor complexidade.

Operação em etapas e crescimento gradual

O hospital será operado em três fases, com a previsão de atingir sua plena capacidade em cinco anos. Na fase inicial, já em andamento, foram disponibilizados 61 leitos de internação, três salas de cirurgia e 23 consultórios. Dentro dos primeiros seis meses, a unidade também abrirá dez leitos de UTI, enquanto os atendimentos oncológicos terão início a partir do 11º mês.

A obra é fruto de uma parceria entre o governo estadual, a prefeitura de Maringá e a Assembleia Legislativa do Paraná, que teve papel fundamental na obtenção de financiamentos e na aprovação de medidas para viabilizar o funcionamento da unidade. O deputado estadual Do Carmo destacou o envolvimento dos parlamentares no projeto. “Essa é uma obra para o povo do Paraná, me senti realizado em fazer parte de tudo isso”, declarou o parlamentar.

Foto: Ari Dias/AEN

HOMENAGEM  O Hospital da Criança leva o nome de Irmã Maria Calista, freira alemã que se mudou para o Brasil em 1956. Formada como enfermeira obstétrica, atuou por mais de 50 anos na Santa Casa de Misericórdia de Maringá, ficando conhecida na cidade por ter auxiliado muitas mães a trazer seus filhos ao mundo. Irmã Maria Calista, que completaria 100 anos em 2024, faleceu em julho de 2013, vítima de um infarto.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro; o secretário licenciado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o presidente da Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá, Agnaldo Rossini; os deputados federais Beto Preto e Luiz Nishimori; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Do Carmo; e a ex-governadora Cida Borghetti.