Em Paranavaí, seminário sobre gênero vai debater diversidade e políticas públicas
O campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sedia no mês que vem mais uma edição do “Seminário sobre Gênero”, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas da instituição para debater a diversidade e outros assuntos de relevância dentro do tema.
Marcado para os dias 14 e 15 de agosto, o seminário, que chega à quinta edição, terá como tema “Políticas públicas, ações propositivas e perspectivas críticas”. Durante os dois dias de evento, professores e pesquisadores vão promover palestras e minicursos e estudantes poderão apresentar trabalhos que se encaixem nos eixos temáticos pré-definidos pelo evento.
Na primeira noite, a palestra principal será ministrada pela ativista indígena, escritora e psicóloga Geni Núñez, que dedica pesquisas a questões relacionadas ao gênero. “O Seminário sobre Gênero mobiliza várias pessoas e instituições em torno de temas que são importantes para a sociedade em geral. O Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas realiza o seminário bienalmente, sendo este um evento que vem se tornando referência para Paranavaí, região e para o Paraná”, considera a professora Maria Inez Barboza Marques, líder do grupo que promove o encontro.
De acordo com ela, o público-alvo das palestras e debates não se restringe apenas a estudantes e professores, mas contempla profissionais de diferentes áreas e a população não pertencente à comunidade acadêmica. “Para a universidade, o evento contribui no âmbito do tripé que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão. [No entanto, também] participam docentes e discentes, profissionais e a comunidade de Paranavaí. [O seminário] se constitui em um espaço genuíno de formação e qualificação desses atores e atrizes para debates de relevância ímpar na sociedade”, explica Maria Inez.
Para participar do 5º Seminário sobre Gênero basta realizar uma inscrição online pelo site da Fundação Fafipa até 12 de agosto. A participação no evento é gratuita, mas quem deseja obter certificado precisa pagar uma taxa de R$ 10 até 13 de agosto.
O seminário vai ocorrer no Centro de Conferências da Unespar de Paranavaí. Clique aqui e confira a programação completa dos dois dias de evento.