Em Paranavaí, cerimônia dá início às comemorações dos 202 anos da Independência do Brasil

Em Paranavaí, cerimônia dá início às comemorações dos 202 anos da Independência do Brasil
Publicado em 02/09/2024 às 18:10

Autoridades civis e militares, lideranças dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e estudantes e professores de escolas do município participaram nesta segunda-feira (2) da cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Paranavaí.

O ato cívico deu início às comemorações dos 202 anos de Independência do Brasil, que devem ser encerradas com o tradicional Desfile Cívico-Militar no sábado, 7 de setembro. A programação do desfile também foi divulgada.

A cerimônia foi iniciada com a chegada do fogo simbólico da pátria, conduzido pelo atleta e pioneiro paranavaiense Antônio Senra. Em seguida, as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Paranavaí foram hasteadas. Por fim, houve a execução dos hinos Nacional e da Independência pela Orquestra Municipal.

Durante o evento, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), falou sobre a importância da independência do país para a garantia de liberdade ao povo. Ele reforçou a necessidade em se manter uma pátria independente e democrática e citou a participação das crianças como futuro da nação.

Na fala, o prefeito ainda destacou o papel da segurança pública para a autonomia do país, já que “não existe independência sem liberdade”, afirmou.

Desfile Cívico-Militar 

As celebrações serão encerradas com o tradicional Desfile Cívico-Militar no sábado, 7 de setembro. Foto: Ivan Fuquini

O tradicional Desfile Cívico-Militar ocorre no próximo sábado (7), a partir das 8h, no entorno da Praça dos Pioneiros. Segundo a Prefeitura de Paranavaí, a concentração das delegações será na Rua Luiz Spigolon.

O desfile começará na esquina da Rua Luiz Spigolon com a Rua Manoel Ribas e seguirá contornando a Praça dos Pioneiros pela Rua Edson Martins, passando em frente ao palco das autoridades. O percurso será finalizado na esquina com a Rua Antônio Felipe.

A Secretaria Municipal de Educação prevê a participação de aproximadamente 40 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.