Diamante do Norte tem três candidatos à prefeitura municipal
Cibele Chacon
Da redação
Na disputa pela prefeitura de Diamante do Norte, três candidatos trazem suas visões sobre o que é necessário para o desenvolvimento do município. Daniel Pereira (PT) defende a retomada da qualidade da saúde e busca de parcerias para infraestrutura. Eliel Corrêa (PSD), atual prefeito, enfatiza as obras realizadas e o desafio de equilibrar as contas públicas, enquanto Rose do Pedrinho (MDB) aposta na renovação com propostas voltadas para inclusão social, agricultura e educação.
Daniel Pereira – PT
Candidato do Partido dos Trabalhadores, é natural de Loanda e possui ensino superior incompleto. Ele conta com uma trajetória política, com sua primeira gestão como prefeito entre 2013 e 2016 sendo reeleito para o mandato 2017/2020. Daniel Pereira destacou suas realizações na área da saúde durante seus mandatos anteriores, afirmando que uma de suas principais conquistas foi a melhoria do atendimento e a aquisição de veículos, como ambulâncias e micro-ônibus, para o transporte de pacientes. Ele também mencionou a conclusão da reforma do hospital, a criação da clínica da mulher e a construção de um novo posto de saúde. “Deixamos a saúde bem gerida nos dois mandatos”, afirmou.
Além da saúde, o candidato destacou seu trabalho na revitalização do cemitério e na construção de um colégio agrícola, evitando que a obra fosse transferida para outra cidade. Se eleito, ele promete focar na retomada da qualidade da saúde e na solução do déficit previdenciário do município, que, segundo ele, “é monstruoso”. Daniel também pretende buscar parcerias para a duplicação da PR-182, destacando que esses recursos virão de cooperações externas. “Os recursos a gente vai ter que buscar com parceria”, completou.
Eliel Corrêa (PSD)
Atual prefeito de Diamante do Norte e candidato à reeleição, busca dar continuidade ao seu trabalho no município. Natural de Ivinhema (MS) e com ensino superior completo, Eliel assumiu o desafio de gerir o município e enfrentou a pandemia, o que, segundo ele, foi uma das maiores dificuldades de seu mandato. “O maior de todos foi a pandemia que atravessamos e isso afetou toda administração. Mas superamos tudo”, afirmou.
Segundo ele, durante a gestão, enfrentou também o problema do fundo previdenciário municipal, que é deficitário, o que obrigou o aporte de mais de R$ 10 milhões, comprometendo parte dos investimentos na cidade. “Todo recurso que a gente investe nesse fundo tira o poder de investimento do governo”, explicou. Apesar desses desafios, Eliel destacou os mais de R$ 29 milhões investidos no município entre pagamento de aportes e obras, como a construção de uma rampa de acesso à ilha dos pescadores, reformas de escolas e do ginásio de esportes, além da pavimentação e iluminação pública com LED. Ele também enfatizou o andamento da pavimentação da estrada da vila dos pescadores, que visa fomentar o turismo local. “O objetivo é continuar trabalhando”, finalizou.
Rose do Pedrinho (MDB)
Candidata pelo Movimento Democrático Brasileiro, Rose do Pedrinho é natural de Gabriel Monteiro (SP) e tem ensino médio completo. A candidata se apresenta como uma opção para a política de Diamante do Norte, defendendo uma gestão inovadora e participativa. Sua campanha é voltada para a inclusão social, especialmente para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre suas propostas, Rose destaca a criação de um Centro de Convivência para Idosos e a ampliação dos serviços prestados pelo CRAS, além do restabelecimento do Programa do Leite.
Segundo o plano de governo, a candidata quer fortalecer parcerias com o Provopar para garantir mais benefícios ao município. No campo da Administração Pública, Rose propõe a realização de auditorias estratégicas e a criação de um plano de ressarcimento para funcionários que foram demitidos após o cancelamento de concursos públicos. Além disso, ela apresenta propostas voltadas para a agricultura, com a criação de novas agroindústrias e feiras de agricultura familiar. Na Educação, Rose promete informatizar as escolas, fornecer uniformes e contratar psicopedagogas e psicólogas. No Esporte, ela quer recuperar o centro esportivo de futebol e concluir a reforma do ginásio municipal.