Civom proporciona boas lembranças – DIÁRIO DO NOROESTE

Civom proporciona boas lembranças – DIÁRIO DO NOROESTE
Publicado em 31/01/2025 às 19:49

Claudemir José Freire, 64 anos, participante da 1ª edição, continua na ativa. Para ele o torneio deste ano é ainda mais especial, pois pela primeira vez foi o responsável pelo juramento do atleta

Desde o dia 24 de janeiro está em disputa no Ginásio de Esportes Antonio Lacerda Braga (Lacerdinha), em Paranavaí, o 47º Campeonato Interno de Voleibol Misto (Civom), competição que atravessa gerações e proporciona boas histórias e lembranças para os participantes.

Uma das grandes histórias do 47º Civom é a de Claudemir José Freire, 64 anos, participante da 1ª edição da competição e que continua na ativa. Para ele o torneio deste ano é ainda mais especial, pois pela primeira vez foi o responsável por fazer o juramento do atleta.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

“Juramos participar do 47º Campeonato Interno de Voleibol Misto, como competidores leais, respeitar os regulamentos atléticos para glória e honra do nosso país. Assim juramos”, palavras proferidas com muito entusiasmo e orgulho por Claudemir durante abertura do Civom 2025.  

“Ajudar no início e continuar participando com a juventude. Eu fico extasiado de alegria. É uma emoção muito grande”, disse o competidor.

Em 1978, ano da primeira edição do Civom, Claudemir foi voluntário na organização e também entrou em quadra pela equipe Sakura. Em 2025, ele faz parte do time Cosmos que disputa a Classe Master.

O participante relembra que sempre praticou esportes e na SPDC, clube onde a competição teve início, era adepto da natação até surgir o campeonato de voleibol. Claudemir participou consecutivamente até a 4ª edição. Depois precisou de longos anos parado até que retornou na 40º Civom e agora novamente.

Rever velhos conhecidos, fazer novas amizades e continuar ativo são alguns dos motivos que mantém o desejo do experiente competidor continuar participando.

Presença que está garantida até 50ª edição, afirmou Claudemir. “Me planejei para isso, depois o corpo que diz até onde vou. Mas me cuido e quero ir longe.”

A estrutura e o número de participantes são mudanças visíveis ao longo dos anos no Civom. Mas para Claudemir a grande diferença do início para hoje é a saudade das pessoas que não participam mais.

A energia das pessoas que se voluntariam, essa nunca muda, avaliou o competidor.

A equipe de Claudemir volta e entrar em quadra na noite desta sexta-feira (31), quando enfrenta os Arcanjos.

Equipe Cosmo entra em quadra na noite desta sexta-feira

Os demais jogos da noite são:

  • Cosmos x Arcanjos
  • Filhos Do Azuaite x Desaposentados
  • Kd O Profº Mario?? x Country Club Maringá