Cardápio das festas de final de ano pode ser mais leve
Para quem não quer deixar de saborear pratos tradicionais, há alternativas
Os banquetes das festas de fim de ano podem render muita dor de cabeça àqueles que estão de dieta ou optaram por manter uma alimentação mais balanceada. Mas não é preciso abrir mão dos pratos tradicionais natalinos. Basta investir em alimentos mais leves e nutritivos.
“Tradicionalmente, os car dápios voltados a essa época do ano costumam ser repletos de gorduras, açúcares e muito sal”, explica Tatiana Cozer Goulart, nutricionista coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, em Guarulhos, unidade gerencia da pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. “Mas é possível mudar essas tradições e tornar a ceia mais saudável. Os pratos típicos podem ser reformulados e adequados ao clima da época”.
O salpicão da ceia, por exemplo, pode ser feito em uma versão mais saudável e de valor calórico reduzido. Para o prato principal, é uma excelente opção manter o peru como protagonista, visto que o alimento é uma fonte de pro teína magra e rica em zinco, um mineral que combate os radicais livres, necessitando apenas de um preparo diferen te. Bem como o arroz, a farofa e a sobremesa, que também podem ser substituídos por opções mais leves.
O peru é a melhor escolha porque apresenta uma quanti dade menor de gordura, sódio e calorias em relação ao chester. Contudo, se a preferência da família for o chester, o melhor é investir na versão sem tempero. A temperada tende a apresentar mais sódio, corantes e conser vantes, já que são utilizados temperos industrializados. Tanto para o chester quanto para o peru, para temperar, a
melhor escolha está nas ervas naturais, curry, páprica e azeite. Esses pequenos toques que irão deixar o alimento mais leve e gostoso.
Caso o prato principal seja bacalhau, é a mesma história do chester: é melhor a natural e não salgada. Ele pode ser preparado com batatas com casca para aumentar a quanti dade de fibras e temperado com ervas naturais (como salsinha e cebolinha), cebola roxa em rodelas e ovos de codorna para aumentar a quantidade de proteínas e vitamina A. Para dar aquele sabor natalino, uvas passas podem ser utilizadas. Por último, um pouco de azeite por cima da preparação já na forma. Depois, é só levar ao forno por aproximadamente uma hora.
Já o arroz requer uma subs tituição. Sai o branco e entrar o integral. Além de ajudar no funcionamento do intestino, ele gera uma sensação de saciedade por conta das fibras do alimento. Isso faz com que as pessoas comam quantidades menores e, sendo assim, ingiram menos calorias. Além de todos esses benefícios, ele ainda contém fósforo, vita- mina B1 e ferro, elementos importantes para regular o organismo.
SALPICÃO COM IOGURTE – É possível fazer uma receita deliciosa sem maionese: aposte no iogurte. Para enriquecer o prato, opte pela ameixa, que ajuda a regular o funcionamento do intestino. Ela é rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol. Provar seu sabor adocicado ainda rende boas doses das vitaminas A, B6 e C.
LENTILHA AO VINAGRETE – Por conter alta concentração de proteína, ferro, ácido fólico e fibras, a lentilha é uma excelente fonte alimentar. Para deixá-la ainda mais rica em nutrientes e mais saborosa, uma opção é prepará-la na versão “lentilha ao vinagrete”. Acrescente tomates, que possuem licopeno e vitaminas A, B e C, e coloque azeite de oliva extravirgem, que contribuem para o controle do colesterol.
FAROFA DE AVEIA COM CENOURA – Que tal substituir a tradicional farofa de farinha de milho ou mandioca por uma farofa de aveia com cenoura, saborosa e com um excelente perfil nutricional. Em uma panela, coloque dois dentes de alho picados, uma cebola picada, meia xícara (chá) de cenoura ralada e três colheres (sopa) de azeite. Em seguida, bata dois ovos e acrescente à mistura, mexendo sem parar. Adicione duas xícaras (chá) de farelo de aveia e mexa até dourar. Coloque dez azeitonas picadas, duas colheres (sopa) de uvas passas e mexa. Tempere com sal, pimenta do reino e ervas secas ou frescas.
MOUSSE DE CACAU – No lugar do tradicional pavê e mous se de chocolate, que são cheias de açúcares e calorias vazias, que tal uma sobremesa com boas calorias e mais nutrientes? Coloque duas bananas grandes congeladas, dois abacates maduros picados e 150 ml de água gelada no liquidificador ou no processador, se quiser deixar a mousse mais cremosa. Bata até virar uma mistura homogênea. Acrescente quatro colheres (sopa) de cacau em pó, duas colheres (sopa) cheias de adoçante em pó e bata novamente. Assim que terminar, coloque a mistura em pequenas taças ou em um recipiente. Leve à geladeira por duas horas e decore como preferir.