canção que nasceu ao pé do fogão a lenha nos anos 80

canção que nasceu ao pé do fogão a lenha nos anos 80
Publicado em 20/12/2024 às 15:27

Uma canção chamada “Cidade Sorriso”, acompanhada de um clipe que mostra as belezas de Nova Andradina, tem circulado pelas redes sociais nas últimas horas, homenageando o município que, nesta sexta-feira (20), comemora seu 66º aniversário de emancipação política, mas, o que nem todo mundo sabe, é que a obra nasceu há décadas – veja o clipe ao final da matéria.

A letra, que é uma composição de Jurandir Alves de Lima (em memória) e de sua irmã, a professora Inez Lima, começou a ser escrita nos anos 1980, ao pé de um fogão a lenha e regada a chá de erva cidreira, no município de Batayporã.

Na manhã desta sexta-feira (20), o Nova News conversou com Inez, que nos contou um pouco dessa história. “A música Cidade Sorriso teve seus primeiros versos escritos pelo meu saudoso irmão Jurandir, que era violeiro em Batayporã. Aí, nos anos 1990, eu, que já trabalhava em Nova Andradina, escrevi os versos finais deixando a música do agrado dele. Vítima de depressão e diabetes, Jurandir foi internado em outubro de 2004 em Dourados, vindo a falecer. Como último pedido ele me disse para cuidar do seu violão e, junto com o instrumento, a letra da música foi guardada com muito carinho por todo esse tempo”, detalha Inez.

A professora contou ao Nova News que neste ano de 2024 decidiu fazer o lançamento oficial de “Cidade Sorriso”. “Eu pedi ajuda para o editor de vídeos Bruno Seleguim, que abraçou comigo esse projeto. Dei uma atualizada na letra, gravamos o áudio da música por meio da inteligência artificial e montamos o clipe com várias imagens que mostram as belezas de Nova Andradina e o nosso povo maravilhoso. Confesso que me emocionei com o resultado final que, além de ser uma homenagem a Nova Andradina é também uma honra à memória do meu querido irmão”, explicou a professora, que completou: “Tomara que um dia possamos ter uma versão gravada nas vozes de artistas nova-andradinenses!”.

Inez Lima aproveitou a oportunidade para parabenizar Nova Andradina pelos seus 66 anos. Estou muito feliz por poder prestar essa homenagem a todo o povo que vive, trabalha, luta e que faz da “Cidade Sorriso” esse lugar maravilhoso. Que essa canção toque muitos corações e que ajude a despertar cada vez mais amor por essa terra”, finaliza.