De baliza a atenção no percurso, Detran lista principais erros que resultaram em eliminação em 2024
Em 2024, mais de 114 mil sul-mato-grossenses ingressaram no processo de exame prático
Jennifer Ribeiro –
Em 2024, mais de 114 mil sul-mato-grossenses ingressaram no processo de exame prático visando a tão sonhada habilitação. No entanto, menos da metade conseguiu alcançar a aprovação ao cometer erros comuns durante a prova. Os dados são do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), divulgados nesta quarta-feira (8).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o levantamento, o estado registrou 37.860 candidatos à habilitação da Categoria A (motocicleta) e 76.199 candidatos à habilitação na Categoria B (automóveis). Destes, 61,7% foram aprovados e considerados aptos na Categoria A e 49,6% foram considerados na categoria B.
Na Categoria A, os erros que mais eliminaram os candidatos foram: colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento, descumprir o percurso preestabelecido e iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira, ou óculos de proteção.
Já na Categoria B, os principais erros cometidos foram: alcançar sobre o balizamento demarcado, não colocar o veículo na área balizada em no máximo três tentativas no prazo de 5 minutos, e dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública.
Penalidades
Nestes casos, o candidato pode, durante o percurso do exame prático, perder no máximo três pontos. Caso um quarto ponto seja aplicado, o aluno é reprovado. Isso porque os erros raves geram 3 pontos, erros médios 2 pontos e erros leves 1 ponto.
Mas, uma coisa é fato. Muitos fatores podem estar atrelados a estes erros tão comuns. O principal é o nervosismo, como explica a Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab.
“Observamos que a prova prática de habilitação gera um impacto emocional significativo, já que é uma experiência que envolve diversos sentimentos por se tratar de um marco importante de autonomia e independência na vida das pessoas. Aspectos emocionais como ansiedade estão presentes no momento da realização da prova, principalmente quando o candidato é proveniente de reprovação. Para que o candidato se sinta seguro é importante que realize uma boa preparação durante as aulas, e busque se acalmar antes da realização da prova”.