Nutricionista e enfermeira falam sobre cuidados básicos na infância a famílias de Paranavaí
A Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí, promoveu na última quinta-feira (24) o oitavo encontro do “Escola para Pais”. Na reta final do projeto, pais e responsáveis por estudantes da instituição foram convidados a conversar sobre hábitos alimentares e prevenção de doenças em crianças.
De acordo com a diretora da escola, Sirley Sbais, a abordagem do tema se mostrou útil para muitas famílias, que puderam esclarecer dúvidas sobre os cuidados no dia a dia. “Nem sempre elas têm como procurar um médico ou posto de saúde. Cuidar da saúde das crianças é fundamental para que elas desenvolvam a aprendizagem e melhorem a autoestima”, avalia.
As palestras foram promovidas pela nutricionista Nássara Jorge, que destacou a importância de dar atenção à rotina alimentar dos pequenos e ensinou como manter cuidados básicos com a saúde da criança, e pela enfermeira integrativa Elaine Sanches, que também abordou a saúde, focando na prevenção de doenças.
Ao final do bate-papo, a psicóloga infantil Maria Amanda Bastos liderou o momento “Cuidando do Cuidador”. “Ela fez um momento de relaxamento e ensinou como [as famílias] podem se livrar de pesos que por vezes atrapalham a convivência familiar”, explicou Sirley.
No nono e último encontro do projeto, que ocorrerá em novembro, a escola vai promover um debate sobre a importância da família na sociedade. “Quantos de nós colocam verdadeiramente a família em primeiro lugar? É preciso resgatar o olhar e a conexão dentro das famílias, pois é no seio familiar que acontecem as curas dos corações. Esse é o legado que queremos construir: voltarmos para casa e amarmos nossa família”, provoca a instituição.
A reunião será ministrada pelo psicólogo Lucas Botta Antonelli. Todos os encontros são realizados na Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, localizada na Rua Anézia Ramos Moreira, 1450, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí. A reunião é aberta a toda a população, mas não é permitido o acesso de crianças.