IFPR promove feira de inovação tecnológica nesta terça-feira

IFPR promove feira de inovação tecnológica nesta terça-feira
Publicado em 22/10/2024 às 10:02

REINALDO SILVA

Da Redação

Mais de 60 projetos desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí, serão apresentados à comunidade nesta terça-feira (22), na XII Feira de Inovação Tecnológica (IFTech). O evento se estenderá das 13h30 às 17h e das 19h20 às 21h20.

O professor Rafael Petermann, diretor do campus, explica: “Apresentamos protótipos de soluções e produtos tecnológicos desenvolvidos por estudantes e servidores como resultados de projetos de pesquisa, projetos integradores e trabalhos de conclusão de curso”.

Neste ano, além da IFTech, haverá também a Mostra de Cursos, destinada a todos que têm interesse em ingressar em cursos técnicos ou de graduação do IFPR.

Petermann avalia como positivo o contado dos alunos com a comunidade externa, “pois permite que apresentem os resultados de seus trabalhos para um público diferente daquele com que estão acostumados. Isso é desafiador, pois exige pensar, de fato, nas implicações práticas de seus estudos e seus impactos na sociedade”.

Processo seletivo

O evento desta terça-feira é oportunidade para conhecer a estrutura do campus e os cursos oferecidos pelo IFPR, com vistas também no processo seletivo para o ingresso de novos alunos.

Para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, as inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro de 2024 e custam R$ 30; os candidatos têm até o dia 25 de outubro para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Já para os cursos de graduação, o período de inscrição vai até o dia 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$ 50 e a solicitação de isenção da taxa pode ser realizada até o dia 15 de janeiro de 2025. Para os cursos de licenciatura não é necessário o pagamento da taxa de inscrição.

No processo seletivo deste ano não haverá prova. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes será feita uma análise de currículo escolar dos candidatos e para os cursos superiores será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).