Curso de documentário exibe curtas-metragens sobre Campo Grande produzidos por estudantes
Ao todo, foram 60h de formação. Evento é gratuito e aberto ao público nesta sexta-feira (6)
Graziela Rezende –
(Madu Livramento/Arquivo Pessoal)
O III Curso de Documentário “Campo Grande em Imagens e Sons” será encerrado nesta sexta-feira (6), às 19h, no Teatro do Mundo. Ao todo, foram 60h de formação, as quais iniciaram no último dia 29 de julho, e finalizam agora, com a exibição de curtas metragens. O evento é gratuito e aberto ao público.
“Depois das aulas teóricas, conseguimos orientar a produção de três filmes com temas que foram apresentados e escolhidos pelos alunos, tendo como direcionamento a cidade de Campo Grande, e foi realmente um importante processo de aprendizagem para todos nós, pois essa foi uma turma bem diversa”, disse o produtor executivo Carlos Diehl.
As aulas foram ministradas pela cineasta Marineti Pinheiro e por Carlos, com produção de Ana Rita Dornelles, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da prefeitura municipal. Sendo assim, a primeira edição ocorreu no ano de 2027 e a segunda, em 2021, com a proposta de ensinar Cinema Documentário na prática, filmando.
“Esse processo de compartilhar conhecimento é muito gratificante, a cada novo curso nós ministrantes aprendemos muito, criamos conexões, e sentimos uma evolução que não se limita à narrativa e à técnica, aprendemos mais como pessoas e como cidadãos campo-grandenses, por isso, convidamos a todos para prestigiarem e verem um pouco da cidade morena na tela”, argumentou Marineti.
Ao comentar sobre o assunto, Ana Rita, proponente do projeto no certame público, argumentou sobre a felicidade de entregar os certificados e “colaborar na difusão de novas histórias sobre Campo Grande”.
Vamos brincar?
Ao longo de 10 minutos o documentário vai mostrar que a falta de tempo e de espaços adequados tornam as brincadeiras, cada vez mais, distantes da realidade de inúmeras crianças em Campo Grande. Mas, afinal, o que é preciso para fazer as crianças voltarem a brincar?
A direção é Thathy Dmeo e Ramona Rodrigues, com pesquisa e roteiro de Éser Cáceres e Ramona Rodrigues e Thathy DMeo. A produção executiva é de Ramona Rodrigues, Madu Livramento e Thathy Dmeo, com montagem e direção de Fotografia de Madu Livramento.
As imagens são de Madu Livramento, Thathy Dmeo, Angela Finger, Éser Cáceres, Eduardo Medeiros e Carlos Diehl Som Direto e edição de som: B Negão e Carlos Diehl Assistente de Produção: Angela Finger, Éser Cáceres e B Negão. Finalização Carlos Diehl Aos que Virão (10 minutos, livre, 2024).
Na programação, os documentários ‘No coração da 14’, de Léa Somatri, e ‘Aos que Virão’, de Fernando Averaldo’, também estarão sendo lançados. Enquanto um impacto da urbanização sobre o Complexo dos Parques fala sobre a tensão entre desenvolvimento imobiliário e preservação ambiental, com o impacto da urbanização no Parque dos Poderes, o outro revisita a história da Rua 14 de Julho, em Campo Grande, destacando sua importância desde a criação até a revitalização atual, onde jovens retomam e ressignificam o espaço urbano.