Governo Tarcísio transfere 161 presos para o interior após rebelião na Grande SP AUTOR: EUDIS FILHO Foto: SAP.
Na manhã desta segunda-feira, 22, 161 presos foram transferidos da Penitenciária 1 de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, para o interior do estado. A transferência foi uma resposta à rebelião ocorrida no último sábado, 20, quando detentos incendiaram colchões e outros objetos, exigindo o “fim da opressão” e fazendo críticas à direção da unidade.
Rebelião e Resposta Rápida
A rebelião, marcada pela escrita da sigla PCC (Primeiro Comando da Capital) no pátio da penitenciária, começou com a queima de colchões e protestos dos presos. Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foram acionados para controlar a situação. Após a entrada dos agentes, tiros de bala de borracha foram disparados contra os amotinados, encerrando o motim.
Inicialmente, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que três presos haviam ficado feridos. No entanto, o número subiu para cinco após mais dois detentos solicitarem atendimento médico. Todos os feridos estão estáveis e fora de risco, segundo a administração da penitenciária.
(Fonte: Pop Mundi)